Há diversos fatores que nos fazem voltar à comida: o estresse, as frustrações do dia a dia, dietas restritas demais, euforia e a ansiedade são os mais comuns.

Essa vontade incontrolável de ingerir alguma comida é a compulsão alimentar. Ela pode resultar em grandes ganhos de peso que podem se transformar em transtornos alimentares como anorexia, bulimia e síndrome do comer noturno.

Não é fácil lidar com a vontade constante de comer, então seguem para você algumas dicas que irão te ajudar a lidar com a fome emocional:

 

1. Identifique a causa

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Identificar o porquê de você estar comendo compulsivamente é essencial para que consiga se conscientizar que está se alimentando na hora errada.

Você pode anotar as vezes que comeu por impulso e o motivo disso: uma briga, uma apresentação, algo que aconteceu no emprego, relacionamentos.

ANOTAR irá te ajudar a enxergar um padrão e se conscientizar de que não deve fazer isso.

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2. Arrume um hobby

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Isso mesmo, descubra alguma atividade que te da prazer, isso ocupará uma parte do seu tempo livre e te deixará longe da geladeira.

Podem ser exercícios físicos, passear com o cachorro, meditar, pintar, correr, ler, cantar ou jogar vídeo game. Faça algo que te dê prazer.

 

3. Mude seus hábitos mudando sua cozinha

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A pior coisa que tem quando você esta tentando se alimentar melhor é ter por perto alimentos gordurosos. Fica muito difícil resistir à tentações quando elas estão tão acessíveis.

Então não deixe entrar na sua casa esse tipo de alimento, encha sua geladeira e armários com alimentos saudáveis.

Além disso, incorporar alimentos saudáveis e nutritivos na refeição garantem maior sensação de saciedade, ou seja, não deixam você com fome tão cedo, como alimentos ricos em fibras.

 

4. Para as mulheres, mude o cardápio na TPM

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Ingira alimentos que irão amenizar os sintomas da TPM, diminuindo a ansiedade e consequentemente, a gula.

O nutrólogo Roberto Navarro recomenda que, nesses períodos, sejam ingeridos com maior frequência:

  • alimentos ricos em vitamina B6, como a banana, o abacate, a semente de girassol;
  • magnésio, presente em folhas verdes e legumes;
  • e triptofano, encontrado nas castanhas, nozes e amêndoas, que equilibram os níveis de serotonina.

 

5. Vá aos poucos

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Um passo de cada vez. Não se desespere logo de cara, se reeduque aos poucos.

Entrar numa neura ou em dietas restritas não irá te ajudar. Pelo contrário, isso de deixará desestimulado e fará com que você volte a se alimentar mal.

Para conquistar uma alimentação equilibrada que ocorra de forma espontânea, você precisa antes de mais nada passar por uma reeducação alimentar, e para isso, você deve ir mudando seus hábitos alimentares aos poucos.

Estimule hábitos corretos e com o tempo você verá como aprendeu a se controlar. Esse estágio requer paciência.

 

6. Se nada melhorar

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Se nada melhorar, procure um psicólogo para te ajudar a lidar com suas emoções.

Entendê-las e controlá-las será fundamental para se livrar da compulsão alimentar.

 

Você também sofre com fome emocional? Sua opinião é muito importante para nós. Não se esqueça de deixar seu comentário!

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