6 razões para você começar a comer linhaça

6 razões para você começar a comer linhaça foto

A linhaça é a semente do linho (linum usitatissimum) e pode ser consumida através de sua semente, farinha ou até mesmo como óleo. Ela é bastante utilizada na culinária e também pode ser uma alternativa para cereal sem glúten.

Registros históricos confirmam que a linhaça é conhecida a milênios por suas propriedades nutricionais, que vão desde as fibras e gorduras boas aos ácidos graxos, tais como o óleo ômega-3 e ômega-6.

Portanto, a linhaça pode trazer diversos benefícios para a saúde se consumida regularmente e de forma equilibrada.

Tenha um estilo de vida saudável, inscreva-se para receber as novidades do blog



 
Veja aqui as razões pelas quais você deve começar a consumir linhaça:

1. Emagrecimento

A semente de linha possui muita fibra. Estas fibras atuam na liberação da glicose no sangue e reduzem, por tabela, o acúmulo de gordura no corpo além de proporcionar uma sensação de saciedade por muito mais tempo.

Além disso, seus ácidos graxos (ômegas-3, 6 e 9) interrompem ou até mesmo revertem o processo inflamatório do hipotálamo, causado pela ingestão das gorduras saturadas que consumimos juntas com fast food, carnes vermelhas e derivados do leite.

 

2. Equilibra o sódio do organismo

A linhaça é rica em ômega 3, precursora de prostaglandina. Essa substância auxilia os rins a excretar água e sódio, evitando a retenção de líquido e melhorando a vascularização.

 

3. Controla e previne o diabetes

Isso acontece pois as fibras da linhaça, junto com outros alimentos, criam uma barreira no bolo alimentar, que torna a liberação da glicose na corrente sanguínea muito mais lenta. Dessa forma, não há picos glicêmicos e é preciso utilizar menos insulina.

 

4. Renova a pele

A clínica geral Marcia Franckevicius explica que o consumo regular de semente de linhaça deixa a pele mais hidratada e suave.

 

5. Acelera o metabolismo

O ômega 3 da linhaça é o responsável pela aceleração do metabolismo causado ao consumir linhaça.

Portanto, a linhaça garante a eficácia na produção de energia celular, fazendo com que ela proporcione maior energia e disposição para o dia a dia.

 

6. Alivia a TPM

A linhaça possui uma grande concentração de substâncias chamadas lignanas, que imitam a ação do estrógeno, hormônio feminino. Isso faz com que a linhaça desempenhe um papel importante no equilíbrio hormonal da mulher.

Basicamente, quando as mulheres estão em período de baixa de estrógeno (período pré-menstrual ou na menopausa), a linhaça age como se fizesse uma reposição natural desse hormônio, ajudando na prevenção de ondas de calor e fraqueza emocional.

 

Dicas de consumo:

6 razões para você começar a comer linhaça - dicas de consumo foto

Os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada, já que sua casca é resistente à ação do suco gástrico e não sofre digestão no trato gastrointestinal.

  • Forma de consumo – triturada: Triture o grão no liquidificador para quebrar sua casca e conserve na geladeira. A linhaça deve ser consumida logo pois ela se oxida muito rapidamente, perdendo parte de seus nutrientes.
  • Forma de consumo – em óleo: Tome de 1 a 2 colheres de sopa por dia, ou 1 a 2 cápsulas por dia. Lembre-se de que o óleo de linhaça não pode ser aquecido, pois as altas temperaturas fazem com que as propriedades da semente sejam anuladas.
  • Quanto consumir: 1 colher (sopa) diárias de farinha de linhaça.

As sementes podem ser adicionadas a iogurtes, saladas, sucos, vitaminas e sopas.

“A farinha da linhaça pode ser usada em receitas de pães e massas, em geral para aumentar sua quantidade de fibra”, explica a nutricionista Flávia Morais, do Mundo Verde.

Observação: Evite tomar o óleo de linhaça em conjunto com medicamentos e outros suplementos. Você deve tomar suplementos alimentares apenas sob a supervisão de um médico ou nutricionista.

 

A linhaça é prática e fácil de ser adicionada ao cardápio. Você já conhecia essas propriedades da linhaça? Consome ela regularmente?

Sua opinião é muito importante para nós. Não se esqueça de deixar seu comentário!

COMPARTILHAR

Deixe sua opinião