Combata o estresse, a depressão e a ansiedade com alimentos! foto

A vida moderna é caracterizada por uma vida agitada e muitas vezes, estressante. Passamos por diversas situações no dia a dia em que fica difícil manter a calma e a paciência.

Além disso, também somos pressionados diariamente, seja por nossos chefes, por nossas esposas e maridos, pais mais e filhos, seja por nós mesmos, que temos metas e objetivos à atingir, reuniões e muita coisa para fazer.

Acredite ou não, comer mal (fast food, comidas gordurosas e pobres em nutrientes) só vai piorar qualquer um destes quadros: o estresse, a ansiedade e a depressão.

Então um cardápio com muitos nutrientes por si só já auxilia com esses problemas.

Porém, existem alguns alimentos que nos ajudam a manter o bom humor!

A nutricionista Daniela Cyrulin separou alguns alimentos que combatem esses males:

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1. Alfacealface

Substâncias encontradas principalmente nos talos das folhas como a lactucina e lactupicrina, atuam como calmantes naturais.

 

2. Espinafre e brócolisbrocolis

Previnem a depressão. Contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células, assim como o magnésio, o fosfato e às vitaminas A e C e ao Complexo B, que garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.

 

3. Peixes e frutos do marcamarao

Diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio, que agem diretamente no cérebro. Cereais integrais e chocolate (com moderação) também são ótimas fontes de zinco. O selênio também pode ser encontrado no atum enlatado e na carne de peru.

 

4. Laranjalaranja

Promove o melhor funcionamento do sistema nervoso. É um ótimo relaxante muscular, ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga. A fruta é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B. A ingestão de vitamina C inibe a liberação de cortisol, principal hormônio relacionado ao estresse no corpo.

 

5. Castanha-do-parácastanha

Melhora sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. Também é rica em selênio, um poderoso agente antioxidante. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária recomendada de 350mg.

 

6. Alimentos ricos em vitaminas do complexo B

Quando o estresse está presente, o corpo utiliza a glicose desordenadamente, consumindo então as proteínas do músculo como fonte de energia. O ideal então é se alimentar de alimentos ricos em carboidratos complexos e uma dose extra de proteína magra como: leite em pó, queijo minas, amêndoas e carne que contém vitamina B12; ovo, leite, banana, aveia, batata, ricos em vitamina B6.

 

7. Maracujámaracuja

Ao contrário do que diz a crença popular, a fruta não é calmante, mas sim suas folhas. As folhas contêm alcaloides e flavonoides, substâncias depressoras do sistema nervoso central (SNC), o conjunto do cérebro com a medula espinal, responsável pela sensibilidade e pela consciência. Por isso, elas atuam como analgésicos e relaxantes musculares.

 

Pronto para incluir esses alimentos no cardápio para melhorar o humor? Não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários!

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