Se você é daqueles que não consegue ficar longe de doces e salgadinhos, digo-lhe que não está sozinho, aliás, a maioria de nós está ou já esteve no seu lugar.

Eis então o momento em que todos nós fazemos a mesma pergunta, o porque de desejarmos tanto esse tipo de comida.

Porque elas nos viciam. O vício proporciona muito prazer ao viciado, é uma compulsão, um desejo forte, aliada a incapacidade de controlar as ações decorrentes desse desejo, e efeitos de determinados alimentos no cérebro podem levar à uma absoluta dependência.

Todos estes alimentos “porcarias” possuem um fator em comum: uma momentânea sensação de bem estar, e quando atrelada ao nosso emocional, acabamos tendo a tendência de nos entupir com esse tipo de alimento.

Ou seja, esta rápida sensação de bem estar que alguns alimentos provocam é extremamente viciante, e isso faz com que nos tornemos reféns destes alimentos.

Isso nos leva ao fato de que o desejo específico por alimentos açucarados, cremosos, crocantes e suculentos tem razões mais emocionais, como ansiedade, nervosismo, tristeza, euforia, estresse do que físicas como a fome ou a necessidade de nutrientes.

7 alimentos que viciam e fazem voce de refem - estresse comer foto

O vicio alimentar é algo sério e pode prejudicar muito a vida de uma pessoa.

Agora vamos nos aprofundar e entender o que cada alimento viciante está fazendo em nosso organismo e como lutar contra o vício.

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1. Doces

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Os doces possuem o vilão número um dos alimentos que nos viciam – o açúcar.

Alimentos ricos em açúcar estimulam a maior quantidade de dopamina, um neurotransmissor cuja uma de suas funções no organismo é dar a sensação de prazer.

Com mais dopamina circulando em no sangue as pessoas se sentem mais recompensadas. Logo, toda vez que você ingere um alimento calórico, vai querer outro na sequência, e é ai que mora o perigo.

Como fugir do vício: Para fugir dos doces, a dica é não os deixar por perto e substituí-los por doces menos calóricos como frutas, e também substituí-los por alimentos ricos em zinco, já que o mineral também ajuda na sensação de bem estar cerebral. Boas fontes de zinco são sementes de abóbora, amendoim, amêndoa.

 

2. Chocolate

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Já vimos que o chocolate faz bem para a saúde, mas ao mesmo tempo também sabemos que seu consumo exagerado pode trazer malefícios.

Um deles é o vício. Temos uma enorme vontade de comer chocolate porque ele contém triptrofano, responsável pela liberação de serotonina, hormônio do bem estar, e como também possui açúcar, nos faz querer um pouco mais da dose de dopamina, como dito anteriormente.

Como fugir do vício: Mate a vontade comendo 6g de chocolate amargo por dia (acima de 70% de cacau). Além da sensação de bem estar, isso lhe fará bem para saúde.

Você pode também investir em fontes mais nutritivas e menos calóricas de triptofano: peixes, ovos, nozes, castanhas, leguminosas, semente de abóbora, levedo de cerveja, linhaça, aveia, arroz integral e queijo tofu.

 

3. Leite e seus derivados

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O leite e derivados, assim como o chocolate, também contém triptrofano, responsável pela liberação de serotonina, hormônio do bem estar.

Por isso, é comum as pessoas gostarem de ingerir queijos gordurosos, milk-shake, vitaminas e sorvetes, que acabam nos fazendo engordar.

O leite e seus derivados, assim como o chocolate, também possuem benefícios para o organismo, porém você deve ingeri-los de forma equilibrada.

Como fugir do vício: Evitar excessos, basicamente, e consumir os produtos desnatados em vez do integral, assim engordam menos.

 

4. Carboidratos

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Os carboidratos simples estão presentes na maioria dos alimentos que temos dificuldade de recusar, como pizzas, macarronada, pãezinhos, bolos, tortas, biscoitos e salgadinhos.

Ingeri-los fará com que o corpo produza mais insulina e aumente a energia, o que irá proporcionar uma sensação de bem estar.

Como fugir do vício: É difícil eliminar o carboidrato do cardápio, então o que você pode fazer é trocar os carboidratos simples, pelos complexos, como pães, massas e arroz integral. Eles irão proporcionar saciedade por mais tempo e, ao contrário dos simples, não aumentam o risco de diabetes.

 

5. Gorduras

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Frituras, gorduras de carne, sorvete, tudo isso é tentador demais para qualquer pessoa.

A gordura é uma ótima fonte de energia, porém quando consumida exageradamente, pode provocar o ganho de peso além de outros desequilíbrios como aumento do colesterol e entupimento das artérias.

Ficamos loucos por gordura pois nosso cérebro nos diz que precisamos dela para sobreviver, isso é um instinto que ainda permanece no ser humano devido à seleção natural.

Como fugir do vício: Reduzir o consumo de frituras, a gordura aparente de carnes e aves, laticínios integrais, manteiga e margarina, etc.

Priorizar alimentos ricos em gorduras boas, como óleos vegetais (azeite de oliva extra-virgem, óleo de canola), oleaginosas (amêndoas e castanhas) e peixes de águas frias, como o salmão e a sardinha.

Lembrando-se que a gordura tem um papel fundamental em nosso organismo, e que eliminá-la por completo pode acarretar em diversos problemas de saúde.

 

6. Alimentos salgados e crocantes

7 alimentos que viciam e fazem você de refém - Alimentos salgados e crocantes foto

Da água na boca só de pensar em comer algo crocante, não dá?

Isso tem uma explicação. Quando você mastiga um alimento que faz ‘crac-crac’ e depois fica pastoso, isso é extremamente reconfortante para um certo grupo de pessoas. Trata-se de um jeito que a pessoa encontrou de ativar o mecanismo de recompensa cerebral.

Você pode substituí-los por uma opção mais magra, como as cenourinhas, a semente de abóbora também entra como uma alternativa interessante

 

7. Cafeína

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Café e refrigerante são ricos em cafeína, um estimulante poderoso que muita gente não consegue viver sem.

Como fugir do vício: Para evitar o consumo excessivo de café, limite a quantidade ingerida por dia. O recomendado é o consumo de 3 a 4 xícaras pequenas, de 50 ml cada, por dia. Não coloque açúcar nele. Além disso, você pode substituir o café por chás descafeinados.

Em relação ao refrigerante, tente limitá-lo a ocasiões especiais. No dia a dia você pode substituí-lo por bebidas como água com gás e sucos naturais.

Você também tem a tendência de consumir esses alimentos exageradamente? Sua opinião é muito importante para nós, não se esqueça de deixar seu comentário!

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