7 dicas para você não sair da dieta no final de semana foto

É triste quando você se esforça tanto pra manter uma alimentação saudável durante a semana, porém vê tudo indo por água abaixo quando chega o fim de semana.

Os escorregões acabam atrapalhando pois nos fazem voltar a vícios anteriores. Temos que pensar em nosso corpo como uma máquina que precisa sempre de cuidados para seu bom funcionamento: Se você compra um carro novo, você vai colocar combustível bom nele, não vai? Porque você sabe que se colocar combustível ruim, aos poucos você irá acabar com o motor dele.

É por isso que devemos tratar nosso corpo da mesma forma que tratamos um carro novo. Com o maior cuidado sempre, para que ele não dê problemas e dure mais.

Porém, simplesmente não tem como você recusar festas de aniversários, jantares com a pessoa que gosta, saídas com amigos só porque você está seguindo uma alimentação mais balanceada.

Levando isso em consideração, fizemos uma lista de 6 dicas para você não sair da dieta e continuar curtindo no final de semana:

 

1. Acorde cedo para manter a rotina de exercícios e não pular refeições

Acorde cedo para manter a rotina de exercícios e não pular refeições foto

Essa é a regra número 1: mantenha os horários do fim de semana parecidos com a rotina de segunda à sexta. Se sair fora do esquema em algum período, volte assim que possível.

Natália Colombo, nutricionista funcional da clínica NCnutre, de São Paulo explica que se você pula alguma das refeições, você automaticamente sentirá mais fome na próxima, causando uma compensação desnecessária que fará com que você ingira mais alimentos do que o necessário (o que leva ao aumento de peso).

 

2. Abusou das guloseimas? Deixe o estrago para apenas uma refeição

Abusou das guloseimas? Deixe o estrago para apenas uma refeição foto

Muitas pessoas ao exagerarem em alguma refeição, acabam desistindo de manter a dieta  e continuam saindo da linha no restante do dia.

Quando isso acontece o susto ao olhar a balança na segunda feira é maior ainda.

“Você precisa manter o controle: se sair da dieta em uma refeição, não pule as seguintes e nem deixe de comer — volte pra dieta e siga em frente”, incentiva a especialista.

 

3. Sempre na ativa, mesmo longe da academia

Sempre na ativa, mesmo longe da academia foto

Natália Colombo também explica que a prática de exercícios aumentam a produção de substâncias que proporcionam a sensação de bem estar, e isso faz com que você não sinta a necessidade de buscar essa compensação nos alimentos ricos em açúcares e sódio.

Portanto, aos fins de semana procure continuar ativo, e pra isso você pode praticar qualquer tipo de exercício: andar de skate, de bicicleta, de patins, correr… Faça algo que seja divertido pra você.

 

4. Tem festa? Vá de barriga cheia

Tem festa? Vá de barriga cheia foto

Essa regrinha é básica: nunca chegue com fome em lugares que você sabe que não haverá opções saudáveis de comida.

Desta forma você consegue equilibrar as quantidades sem correr o risco de exagerar. Além disso, evite experimentar de tudo.

 

5. No dia seguinte, a vida segue

No dia seguinte, a vida segue foto

Se por acaso exagerou na noite (ou no dia inteiro) anterior, volte à rotina habitual e dê preferência para alimentos mais leves e em quantidades menores.

Vá para a academia e compense as calorias extras com uma atividade física.

“Nada de fazer loucuras e passar horas em jejum pra compensar – isso só deixa o metabolismo mais lento e o trabalho do seu corpo mais difícil”, diz a especialista.

Ou seja, não entre na neura. Isso pode só piorar as coisas.

 

6. Vá com calma na bebida alcoólica

Vá com calma na bebida alcoólica foto

As bebidas alcoólicas são muito calóricas e intoxicam o corpo, sobrecarregando o fígado e dificultando ainda mais a eliminação de toxinas e a perda de peso.

A cerveja aumenta a fermentação do intestino e favorece a dilatação abdominal, já as bebidas destiladas têm um teor alcoólico muito alto e demoram mais para sair do organismo.

Portanto, se for beber, consuma quantidades menores de álcool e intercale com água.

“O vinho tinto é uma boa opção, por ter diversos benefícios, como uma grande quantidade de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. Ele evita os radicais livres e previne uma série de doenças. O recomendado é 1 taça de vinho, com aproximadamente 150 ml”, finaliza Natália.

 

7. Convide as pessoas para comerem em sua casa ou prepare refeições deliciosas para você

Convide as pessoas para comerem em sua casa ou prepare refeições deliciosas para você foto

Se você for ficar em casa, prepare refeições saudáveis, mais elaboradas e bem gostosas, diferentes das que você normalmente está acostumado. Isso é importante para te manter animado com a dieta e comer coisas que te deixem mais feliz.

E para aproveitar, já convide amigos e familiares para ir comer essas delícias em sua casa. Assim você se diverte e ainda come bem.

 

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