Alongamento e Aquecimento… Quando fazer?

Início » Alongamento e Aquecimento… Quando fazer? | Comentários

Acho que todo mundo que já praticou exercícios já se fez essa pergunta. Alongo antes ou depois dos exercícios? E o aquecimento, eu realmente preciso fazer?

Um artigo do blog do Dr. Drauzio Varella respondeu a essas perguntas.

 

1 – É necessário fazer aquecimento antes do exercício?

Alongamento e Aquecimento... Quando fazer? - Aquecimento foto

Sim! O aquecimento antes do exercício é muito importante!

Antes de qualquer atividade como musculação, corrida, natação ou até mesmo uma aula de dança, o corpo precisa ser “avisado”.

“O aquecimento […] serve para elevar a temperatura do corpo, a frequência cardíaca, a respiração e a pressão arterial, além de provocar uma vasodilatação que vai levar mais oxigênio para os músculos e promover um metabolismo aeróbico (que consome oxigênio)” – dr. Fabiano Cunha, ortopedista e médico do esporte do Hospital Santa Paula, em São Paulo.

Uma rotina de aquecimento de 10 minutos é bastante eficiente em dias quentes. Por exemplo, na musculação, você pode fazer cerca de 20 repetições dos exercícios com uma carga mais leve do que você está acostumado. Isso vale tanto para os membros superiores quanto para os inferiores.

Para corrida, você pode fazer movimentos com tronco e o quadril – ande em zigue-zague, faça um trote leve e pequenos pulos.

 

2- Alongamento antes ou depois dos exercícios?

Alongamento e Aquecimento... Quando fazer? - Alongamento foto

O alongamento é de extrema importância para aumentar a flexibilidade e a amplitude do movimento e buscar a elasticidade máxima do músculo dentro do limite do corpo.

Alongue-se antes dos exercícios, depois do aquecimento 😉

  • Antes dos exercícios: Aqui os músculos não estão estressados, permitindo que o alongamento potencialize o ganho de flexibilidade e amplitude de movimento.
  • Depois do aquecimento: De acordo com Diego Leite de Barros, fisiologista do esporte do HCor (Hospital do Coração) e diretor da DLB Assessoria Esportiva, “o recomendado é sempre executar uma sessão de aquecimento muscular antes de alongar”.

Alongamento feito com corpo frio pode ser perigoso, podendo gerar até uma distensão muscular.

É possível realizar alongamentos após o exercício, porém, recomenda-se que a intensidade seja menor, com caráter de relaxamento muscular. Para isso, é importante, inclusive, prestar atenção na respiração.

 

Eu tirei todas as minhas dúvidas! Espero que eu tenha te ajudado também. Não esqueça de deixar seu comentário 😀

Deixe um comentário