A batata doce se destacou como alimento devido as suas propriedades nutricionais e acabou entrando na moda graças ao mundo fitness.

Trata-se de um tubérculo poderoso, com diversos nutrientes importantes para a saúde.

Aliás, é uma ótima opção de carboidrato para pré treino, que além de gostosa, pode ser preparada de diversas formas: no forno, cozida, purê, em palitos, em rodelas, ao murro, e por aí vai…

 

Porque a batata doce é melhor que outros tubérculos?

Batata doce - Tuberculos foto

De acordo com o nutricionista Dr. Durval Ribas, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), a batata doce possui mais nutrientes do que outros tubérculos, como retinol, vitamina B1, vitamina C e cálcio.

E se comparada a batata inglesa e mandioquinha, a batata doce possui mais proteína,  fibras, potássio e fósforo, que auxiliam no controle do diabetes e do colesterol e estimulam o intestino.

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Veja agora os principais benefícios da batata doce:

1. Ajuda a controlar a diabetes

Batata doce - Diabetes foto

A batata doce ajuda a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicêmico e regula os níveis de açúcar no sangue.

O Dr. Durval Ribas explica que a batata doce possui um amido resistente, uma fibra insolúvel que resiste às enzimas do intestino delgado, atraindo moléculas de gordura e de açúcar e fazendo com que estas sejam absorvidas de maneira mais lenta.

Esse também é o motivo por possuir um índice glicêmico baixo e promover a entrada de glicose na circulação sanguínea de maneira mais gradativa após o consumo de um carboidrato.

Este mecanismo também irá auxiliar na prevenção e tratamento de diabetes tipo 2, proporcionando maior sensação de saciedade.

 

2. Ganho de massa muscular

Batata doce - Ganho de Massa foto

Basicamente, a batata doce facilita o aumento de massa muscular porque dá energia para o treino, portanto é uma excelente opção de alimento para o pré-treino.

Devido a isso e também por possuir menos calorias que a batata inglesa, a batata doce se tornou queridinha dos atletas.

Com carboidratos de lenta digestão, a batata doce ajuda a promover energia durante mais tempo, além de auxiliar na perda de peso pois ajudam a controlar o apetite e os sinais de fome, o que ajuda a controlar o peso.

Outro fator que auxilia o ganho de músculos é o potássio presente em sua composição. O potássio é um mineral importante para todas as células, e um importante componente para a contração muscular.

De acordo com o Serviço de Extensão da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, o potássio é ainda mais necessário para pessoas se submetem a treinos pesados.

 

3. Fortalece o sistema imunológico

Batata doce - Fortalece o sistema imunológico foto

A batata doce possui um antioxidante essencial para nossa saúde, o betacaroteno, que ao ser absorvido na corrente sanguínea se transforma em vitamina A, uma das vitaminas responsáveis por fortalecer o sistema imunológico.

O betacaroteno é responsável pela pigmentação de diversos alimentos que possuem as cores amarelo, vermelho e laranja, presentes em todas as espécies de batata doce.

A vitamina A é um antioxidante necessário para manter a integridade das membranas mucosas da pele do corpo humano, e um ótimo nutriente para uma visão saudável.

Estudos já mostraram que alimentos ricos em antioxidantes ajudam a proteger contra câncer de pulmão e da cavidade oral.

 

4. Poderoso anti-inflamatório

Batata doce - antiinflamatorio foto

A vitamina C, vitamina B6, betacaroteno, e manganês encontradas na batata doce possui propriedades anti-inflamatórias.

Elas são eficazes na cura de inflamações internas e externas. A inflamação reduzida foi demonstrada em tecido de cérebro e tecido nervoso em todo o corpo após o consumo da batata doce.

 

5. Ajuda a emagrecer

Batata doce - Emagrecer foto

A batata doce ajuda a emagrecer pois é rica em fibras, responsáveis por ajudar a controlar o apetite.

Além de dar mais saciedade, as fibras também auxiliam no melhor funcionamento do intestino, fazendo com que diminua aquela barriguinha inchada de quem tem intestino preguiçoso.

 

Tipos de batata doce – qual a melhor?

Batata doce - tipos foto

Estamos muito acostumados com aquela batata doce com casca roxa e polpa branca, porém há variações do tubérculo e, com suas peculiaridades, algumas acabam tendo mais vantagens que as outras para os atletas.

Para avaliar qual batata doce é a mais rica em nutrientes, a Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente realizou um estudo onde transformou três tipos de batatas doces em farinha para avaliar qual delas é a mais rica em nutrientes. A conclusão foi que os tubérculos com a polpa colorida são os que possuem mais nutrientes.

A batata doce branca não tem o alto teor de fibras como as batatadas doces alaranjadas e arroxeadas, não sendo muito diferente de outros tubérculos como a mandioquinha nesse quesito.

O que diferencia as batatas doces coloridas é que elas são fontes de antioxidantes. Como falado anteriormente, a batata doce possui betacaroteno, substância responsável pela coloração mais forte da batata doce.

Devido a isso as batatas mais coloridas são as que tem mais fontes de antioxidantes, pois são as que possuem mais betacaroteno. Isso faz com que elas sejam muito melhores para a atividade física.

Além do que, os antioxidantes das batatas doces alaranjadas são mais resistentes ao cozimento.

Porém, mesmo sendo a mais pobre em nutrientes, a batata doce branca não deixa de ser indicada para quem pratica atividades físicas, já que ela possui fibras e não se diferencia da alaranjada quanto ao possuir um índice glicêmico baixo.

Isso significa que qualquer tipo de batata doce te proporcionará energia e te auxiliará no apetite e ao mesmo tempo não causará um pico seguido de despencamento no seu nível de glicose no sangue.

A batata doce branca também é indicada para quem não pretende se tornar um atleta e apenas tiver a intenção de perder peso. Neste caso, a batata doce com polpa branca teria mais vantagem por possuir menos calorias – apesar da diferença de calorias entre as batatas doces brancas e as alaranjadas ser muito pequena, é um fator que a longo prazo pode fazer diferença no peso.

 

Mas nunca se esqueça, consumo exagerado de qualquer alimento é contraindicado e pode resultar em consequências ruins para o organismo.

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