Veja os benefícios dos frutos do mar para sua saúde foto

Os frutos do mar por serem extremamente ricos em nutrientes, possuem uma extensa lista de benefícios para nosso organismo.

Entre os frutos do mar estão peixes, siris, camarões, mariscos, mexilhões, lulas e polvos.

Consumir frutos do mar é sinônimo de saúde! Além de saborosos, acrescentá-los à nossa rotina alimentar traz muitos benefícios para o corpo, que resultam em bem estar e melhor qualidade de vida.

Índice de conteúdo:

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Benefícios gerais dos frutos do mar

De de forma geral, estes são responsáveis por:

  • Construir músculos e produzir hormônios e enzimas, pois são ricos em proteínas e aminoácidos;
  • Ajudar a fortalecer o sistema imunológico;
  • Reduzir dos níveis de colesterol, graças ao ômega 3;
  • Prevenir contra a demência;
  • Evitar o diabetes;
  • Diminuir as chances de depressão;
  • Proteger contra doenças cardiovasculares;
  • Auxiliar a atividades dos neurônios, melhorando a memória.

 

Um pouco sobre o ômega 3

Oleos que ajudama a emagrecer - Oleo de peixe foto

Entre os benefícios dos frutos do mar, podemos dizer que a estrela principal é o ômega 3, também conhecido como óleo de peixe.

Trata-se de um ácido graxo que ajuda a saúde do coração pois reduz o ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL). Além disso, ele também diminui a pressão sanguínea e o índice de triglicérides, prevenindo contra derrame, infarto e aterosclerose.

Ele também ajuda na memória pois combate problemas cognitivos graças ao DHA presente no ômega 3.

O ômega 3 é encontrado em grandes quantidades em peixes como sardinha, arenque, tainha, salmão, atum, anchova, bacalhau e truta.

Explicamos tudo sobre o ômega 3 aqui, inclusive como consumir e todos os seus benefícios.

Além do ômega 3, cada fruto do mar possui sua singularidade, podendo ser benéfico para sua saúde de diversas formas.

 

Benefícios particulares de cada fruto do mar

Os frutos do mar também variam entre si quando se trata de nutrientes.

Veja abaixo quais são os benefícios específicos de cada fruto do mar e se este possui algum tipo de contraindicação:

Fruto do mar

Benefícios

Contraindicações

Camarão Rico em proteínas, cálcio, iodo, zinco e vitaminas do complexo B. Teor elevado de colesterol, mas  completamente seguro dentro de uma dieta equilibrada. Quem sofre com o excesso de ácido úrico deve controlar o consumo de camarão por apresentar purina, composto transformado em ácido úrico no organismo. Pode disparar reação alérgica em algumas pessoas.
Polvo Fonte de ômega 3, fósforo, potássio, cálcio e selênio, antioxidantes que podem prevenir o envelhecimento precoce e o câncer. Contém vitaminas A, C e do complexo B. Rico em colesterol.
Lula Fonte de proteína, cálcio, vitamina B12, zinco e vitamina C. Em algumas pessoas pode gerar reação alérgica.
Marisco Tem valor proteico e vitaminas B1, B2 e B6, ferro, potássio e zinco. Pouco calórico. Se ingeridos em grandes quantidades comprometem a saúde pois podem acumular toxinas ou metais pesados.
Siri Excelente fonte de vitaminas A, B e C, zinco, sais minerais e cálcio. Previne doença nos nos ossos e nas articulações, por isso é recomendado para idosos. Além disso, é rico em proteínas. Nenhum
Ostra Rica em zinco e ômega 3, fonte de proteína, previne doenças cardiovasculares. Nenhum
Mexilhões Fonte de proteínas, vitaminas, ferro, iodo, magnésio e ômega 3. Ajuda a combater a fadiga. Controle da hipertensão e da retenção de líquidos graças ao alto teor de potássio. Contém glucosaminas, anti-inflamatório que ajuda na prevenção e combate de inflamações articulares. Pode causar alergia.

 

Todos estes benefícios são ótimos para a saúde, mas existem um porém quando se trata de frutos do mar: a forma de preparo.

 

Como consumir

Veja os benefícios dos frutos do mar para sua saúde - como consumir foto

Para realmente aproveitar todos os benefícios, precisamos consumi-los em porções bem razoáveis, mas com cuidado, pois quantidades exageradas podem apesentar um aumento significativo do colesterol.

Além do mais, se você está pensando naquele peixe fritinho e naquele camarão empanado, pode tirar o cavalinho da chuva, pois assim o peixe transforma-se num item muito gorduroso e perde as propriedades responsáveis por proteger o cérebro e o coração.

Se quer realmente aproveitar os benefícios que os frutos do mar trazem para nosso organismo, o ideal é consumi-los assados, grelhados ou crus.

Consumidos crus, na forma dos sashimis, os peixes preservam a totalidade dos nutrientes.

De acordo com a nutricionista da PB Consultoria, Patrícia Bertolucci, mesmo que as vitaminas lipossolúveis (A, D e E) resistam bem ao calor, expor os frutos do mar a altas temperaturas pode reduzir as propriedades do ômega 3.

O ideal é que os frutos do mar sejam consumidos ao menos 3 vezes por semana.

Gestantes: Desde que esteja bem cozida, a maioria dos peixes e frutos do mar é segura para se comer durante a gravidez. Porém, a possibilidade de adquirir uma infecção alimentar é maior durante a gravidez. Portanto, qualquer fruto do mar cru ou mal passado pode ser perigoso pelo potencial de conter parasitas que roubem do seu corpo os nutrientes necessários para o crescimento saudável do bebê. O processo de congelamento e cozimento na temperatura certa mata os parasitas, porém tenha cautela.

 

Dicas

  • Privilegie o consumo de peixes de água fria que são ricos em ômega 3 como atum, sardinha, salmão, arenque; e frutos do mar ricos em zinco como lula e camarão.
  • Comparados a carne vermelha, frutos do mar cozidos ou grelhados têm poucas calorias, excelente para quem quer perder peso.
  • A carne vermelha tem sua importância e não deve ser excluída da dieta, principalmente por ser rica em ferro.
  • Para evitar riscos de contaminação, crustáceos devem ser comprados congelados ou ainda vivos.

E você? Conhecia todos esses benefícios? Sua opinião é muito importante para nós. Não se esqueça de deixar seu comentário.

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