A calistenia é uma modalidade de exercícios que tem a capacidade de dar ao corpo muita força, resistência e potência.

Apesar de um nome pouco conhecido, você provavelmente já praticou calistenia alguma vez na vida.

 

Índice de conteúdo:

Tenha um estilo de vida saudável, inscreva-se para receber as novidades do blog


Afinal, o que é Calistenia?

O termo “calistenia” vem do grego, juntando kallos (belo) e sthenos (força). Os exercícios calistênicos, apesar da origem antiga, vêm ganhando força graças aos impulsionamentos feitos pela divulgação de vídeos nas redes sociais.

A calistenia é a prática de exercícios físicos usando o peso do próprio corpo. Então nela se enquadram exercícios como flexões, barras, agachamentos, abdominais, pranchas, etc.

Ou seja, são basicamente exercícios que tem grande utilidade nos movimentos mais praticados em nosso dia a dia.

São movimentos difíceis que requerem muita prática até sentir algum tipo de avanço. Porém, o trabalho duro vem com grandes recompensas, e quando você sentir seu avanço, você notará que não é mais o mesmo: seu corpo estará diferente, você se sentirá mais forte, mais ágil e mais resistente. Você notará a facilidade que realiza tarefas no dia a dia, já que a calistenia trabalha todas as partes do corpo.

Esses exercícios são praticados há muitos anos com o intuito de perder peso e definir o corpo.

No fim das contas, hoje em dia é comum adicionar exercícios calistênicos em outras modalidades como academias, salas de ginástica, esportes, e até mesmo exercícios para fazer em casa, e a calistenia ainda forma a base de modalidades que estão em voga como o crossfit e o street workout.

Calistenia

 

Qual a diferença entre calistenia e funcional?

Basicamente, na calistenia não são utilizados acessórios, no máximo barras e uma prancha, e também não possui um tempo pré determinado de treino, enquanto no funcional existem diversos acessórios.

Ambas as modalidades podem trazer consciência corporal e definição muscular, porém se você busca melhorar a flexibilidade, os desvios posturais e membros superiores, deve investir na calistenia. Já se seu objetivo precisa de agilidade e um trabalho com o corpo de forma integral, o mais indicado é o treinamento funcional.

 

Qual a diferença entre calistenia e street workout?

Sim, apesar de muitos dizerem que é a mesma coisa, no fundo são práticas diferentes.

O street workout, como o nome já diz, é um treinamento de rua, geralmente realizado em parques, ou onde tenham barras paralelas e barras fixas.

O street workout utiliza os movimentos da calistenia, porém ele se difere à calistenia por utilizar movimentos acrobáticos, geralmente executados em forma de “freestyles”, além de contar com influência de outros estilos de ginástica e outros esportes.

Portanto, quem pratica street workout pratica calistenia. Mas quem pratica calistenia, não necessariamente pratica street workout.

 

Benefícios da Calistenia

  • Corpo mais bonito e tonificado;
  • Você treina melhor seu corpo para o dia a dia, melhorando o reflexo do corpo e coordenação motora;
  • Os calistênicos trabalham com o corpo inteiro, diferentemente do que acontece em academias;
  • Você pode conseguir resultados rápidos com pouco tempo de treino;
  • Você pode praticar os exercícios em casa e ao ar livre;
  • É de graça se você fizer corretamente;
  • Proporciona mais equilíbrio, melhorando até mesmo o humor e, consequentemente, a qualidade de vida;
  • Ajudam a emagrecer, já que para realizá-los é necessário um alto consumo calórico, resultando no aumento de massa magra e diminuição da massa gorda.

 

Exemplos de exercícios calistênicos

Vamos citar pra vocês alguns exemplos de exercícios calistênicos básicos que você provavelmente já conhece:

 Exercício  Como fazer  Ilustração
Agachamento Em pé com as pernas na linha do quadril, coluna reta, abdômen contraído, descer levando o quadril para trás, mantendo os joelhos na linha da ponta do pé. Calistenia - agachamento foto
Barra fixa Com as palmas da mão virada para você, braços na linha do ombro, puxar até a barra chegar na linha do ombro. Calistenia - barra fixa foto
Prancha Um ótimo exercício que dará base para muitos outros, de barriga para baixo, apoiar os cotovelos no chão mantendo alinhados com o ombro. Subir o quadril, mantendo o abdômen bem contraído e segurar por um tempo determinado. Calistenia - prancha foto
Flexão de braço Deitado com barriga para baixo, mãos na linha do peitoral, cotovelos voltados para fora, empurrar o chão mantendo abdômen firme até extensão máxima do cotovelo, flexiona-lo novamente até encostar o peitoral no chão. Calistenia - flexão de braço foto

 

Os exercícios precisam evoluir gradualmente pelo aumento de repetições e de dificuldades.

Um exercício de flexão de braço simples, por exemplo, pode evoluir para um exercício de flexão de braço utilizando apenas uma mão.

 

Quem pode fazer os calistênicos?

  • Qualquer pessoa de qualquer idade acima dos 16;
  • Ideal para quem procura corpo seco, forte e ágil;
  • Ideal para quem procura um treino menos monótono;
  • Ideal para quem quer complementar sua grade de exercícios;
  • Ideal para quem quer fazer exercícios em casa ou ao ar livre.

OBS. Pessoas com lesões devem ficar atentas já que a calistenia é uma atividade intensa.

Veja abaixo a prova de que nunca é tarde para começar:

 

Como começar a praticar Calistenia?

1. Alimentação correta: para a pratica do exercício é indicado comer antes alimentos ricos em fibras e proteínas, assim você terá força e resistência suficiente para poder realizar as atividades com saúde e disposição

2. Equipamentos: Você consegue praticar os exercícios calistênicos sem equipamento algum, mas o ideal é que você esteja em um local com barras para que você possa se segurar e levantar o corpo. Se você for iniciante e quiser fazer os exercícios em casa, você pode começar instalando uma barra embutida nas paredes, e elas devem estar mais altas que você.

Lembre-se de iniciar com cautela até pegar familiaridade com os treinos, dessa maneira você evitará lesões e outras possíveis indisposições.

3. Motivação: Tenha um plano e metas específicas. Não deixe para definir o que vai treinar quando chegar nas barras; Treine pernas desde o começo; Durma bem; Cuide bem dos ombros

4. Aquecer e alongar o corpo antes de começar. Pode ser uma corrida, uma caminhada, pular corda, para aquecer, e alongar bem todos os membros antes de começar os exercícios para evitar lesões.

5. Os exercícios: Para fazer os exercícios, você pode procurar um profissional para te auxiliar, ou então procurar exercícios em apps, no youtube ou em sites.

Nós também separamos alguns treinos para você. Veja abaixo:

 

Rotinas de Treino

Criamos para você um post só com rotinas de treinos de calistenia, que vão desde rotinas para iniciantes à rotinas com exercícios avançados.

Você também poderá encontrar rotinas dedicadas apenas para mulheres.

Abaixo mais um vídeo pra você se inspirar a começar a praticar calistenia. Se trata de uma competição feminina de street workout, que utiliza a calistenia como base dos exercícios. Relembrando, o street workout acrescenta movimentos “freestyle” e de ginástica:

O que achou? Bateu uma vontade de começar a praticar calistenia? Não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários. Sua opinião é muito importante para nós!

2 COMENTÁRIOS

Deixe sua opinião