Como consumir oleaginosas

Como consumir corretamente as oleaginosas:

A castanha-do-pará, as nozes, a castanha de caju e as amêndoas são oleaginosas que, se consumidas de forma correta, trazem diversos benefícios à saúde.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DAS OLEAGINOSAS

Basicamente, elas possuem gorduras monoinsaturadas (gorduras boas) e poli-insaturadas, que protegem o coração e tem um efeito anti-inflamatório.

 

  1. Consumir in natura: Ou seja, consumir ela natural, nada de compra-las com sal.
  2. Sem exageros: O consumo exagerado pode levar ao aumento de peso já que as oleaginosas são ricas em gorduras, e além disso, elas contém selênio, um mineral que quando concentrado, pode trazer prejuízos à saúde pois ele leva à intoxicação do organismo.
  3. Quantidade recomendada: Uma porção por dia, que varia de acordo com a oleaginosa. Podem ser quatro unidades de nozes, duas unidades de castanha-do-pará, quatro unidades de castanha de caju, quatro unidades de amêndoas, quatro nozes ou quatro unidades de macadâmia.
  4. Cuidados na compra: O ideal é comprar as embaladas de fábrica, pois elas não estarão contamiadas devido à manipulação do alimento por muitas pessoas e da exposição ao meio ambiente. Se for comprar as oleaginosas à granel, para evitar a contaminação basta torrá-las. Compre também em lugares onde há bastante rotatividade do produto, evitando que o mesmo esteja infectado por fungos devido à umidade.

 

As oleaginosas podem compor um lanche entre as principais refeições e consumi-las diariamente. Você pode fazer um mix delas.

Elas também podem ser ingeridas junto com vitaminas, como complemento de saladas e pratos quentes, como o frango xadrez que leva a castanha de caju ou amendoim, o arroz com amêndoas e as massas recheadas com nozes, e ainda podem ser incluídas em pães e bolos

Não se esqueça que elas são bem gordurosas e que não deve ser consumida exageradamente.

 

Aviso: Eu não sou um nutricionista, mas monto o conteúdo do post a partir de informações que obtenho através de revistas e artigos científicos. Use seu melhor julgamento para nutrir seu corpo, ou consulte um médico / personal trainer / nutricionista se você tiver perguntas específicas sobre suas necessidades dietéticas.

 

Tenha uma vida saudável! Melhore sua saúde e qualidade de vida!

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