Correr na areia pode melhorar significativamente seu desemprenho e condicionamento físico. No entanto, esta prática requer alguns cuidados.

Correr em diferentes pisos faz parte da formação de um corredor, permite com que os atletas criem novos estímulos aos quais o corpo não está habituado, deixando-os mais atentos durante o exercício.

Correr próximo ao mar é uma oportunidade única: as vistas deslumbrantes, o contato com a natureza e o cheiro da maresia são aspectos que nos transmitem uma sensação de paz e harmonia que dificilmente encontramos quando corremos no asfalto ou na esteira.

Para você aproveitar este exercício da melhor forma possível, veja quais sãos os benefícios de correr e caminhar na areia, além de dicas e cuidados para evitar qualquer tipo de lesão.

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1. Melhora a força e resistência física

Correr na Areia - Melhora Forca e resistência foto

Correr na praia é ótimo para quem quer se desafiar já que irá intensificar a velocidade, a força e a potência que você utilizaria em um treino comum de corrida.

Deste modo, correr na areia irá exigir de você um esforço físico muito grande devido ao plano irregular que a areia proporciona, ajudando no desenvolvimento do rendimento do treino e na melhoria da resistência física.

 

2. Prevenção de lesões

Correr na Areia - Previne lesões foto

Essa irregularidade da areia também irá recrutar os proprioceptores (mecanismos sensoriais dos músculos, que respondem ao estiramento agudo).

Como nome diz, propriocepção é a percepção de posicionamento que o corpo tem no espaço, também conhecido como cinestesia.

Ou seja, o treino de propriocepção que ocorre quando você corre na areia é ótimo para a prevenção de lesões, pois esse estímulo provoca uma maior consciência corporal, protege as articulações e coordena melhor os movimentos.

Além disso, a areia é um piso com menor impacto, poupando assim as articulações e ossos.

 

3. Equilíbrio

Correr na Areia - Equilíbrio foto

Ainda graças ao treino de propriocepção que é feito ao correr na areia, outro benefício da corrida é o equilíbrio, já que a instabilidade do piso faz com que tenha de distribuir e perceber melhor os seus pontos de apoio para manter o equilíbrio.

Alem disso, correr na areia também ajuda a:

  • Emagrecer porque a cada hora perde-se cerca de 500 calorias;
  • Engrossar as pernas, especialmente quando a corrida é feita na areia fofa;
  • Combater a celulite das coxas e glúteos porque exige muito desta musculatura;

Contudo, apesar dos benefícios, são necessários alguns cuidados durante a corrida:

 

4. Aspectos importantes ao correr na areia

Correr na Areia - Aspectos importantes foto

HIDRATAÇÃO: Com maior exigência de esforço e em muitos casos, altas temperaturas, é importante que se mantenha hidratado, antes, durante e após a corrida.

AREIA DURA VS AREIA FOFA: A areia fofa exite atenção e mais esforço do que na areia dura. Correr na areia dura é muito parecido com correr na rua, em alguns casos com bastante inclinação.

ESTAR ATENTO A OBJETOS NO CHÃO: Caso corra descalço, fique atento aonde pisa, pois por vezes encontramos objetos cortantes nas praias.

RITMO DO TREINO: A dificuldade ao correr na areia é maior, logo o tempo/distância não será o mesmo em relação a uma corrida em piso plano, o objetivo é melhorar a condição física.

PROTEÇÃO SOLAR: A incidência de raios ultravioleta pode causar queimaduras na pele e acelerar o envelhecimento precoce, além de aumentar o risco de desenvolver câncer de pele, deste modo a utilização de protetor solar, óculos e boné são muito importantes.

INCLINAÇÃO: A inclinação da praia pode sobrecarregar as articulações e propiciar lesões. Tome muito cuidado ou escolha locais mais planos para treinar.

IMPACTO: A areia diminui o impacto, porém o terreno irregular deixa o corredor mais sujeito a lesões dos ligamentos no tornozelo.

HORÁRIO: Os melhores horários são na parte da manhã, o mais cedo possível e no final do dia, pois assim evita temperaturas elevadas, exposição solar e menos tráfego na praia..

CORRER DESCALÇO: Correr descalço favorece o desenvolvimento da musculatura dos pés, no entanto não são aconselhadas longas distâncias. E cuidado com a areia que dependendo do horário pode estar muito quente, causando queimaduras na planta do pé.

 

5. Ao praticar corrida na areia, não se esqueça:

Correr na Areia - Não se esqueça foto

Se está habituado a correr e quer intensificar os seus treinos, ou melhorar a sua condição física, experimente fazer um de seus treinos da semana na praia.

Se está de férias e quer manter os treinos, intensifique com umas caminhadas ou corridas na praia, dependendo sempre da condição física de cada um.

É importante que tenha os exames em dia e que seja orientado por profissionais.

O atleta tem que ter cuidado ao correr na praia, pois a irregularidade pode causar lesões caso não esteja atento.

 

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