Dieta Detox limpa o organismo: o que é e benefícios

0
663
Dieta detox

Dieta detox: O que é e benefícios foto

A dieta detox é um dos métodos mais eficientes para limpar o organismo e eliminar toxinas!

Nós vamos mostrar aqui o que realmente é a dieta detox, os seus benefícios e como você pode montar um cardápio detox.

Índice de conteúdo:

 

O que é a dieta detox?

A Dieta Detox tem o objetivo de eliminar substâncias prejudiciais ao organismo. Essas substâncias podem vir de agrotóxicos, conservantes, gorduras saturadas, açúcares e sal em excesso e gordura trans.

“O objetivo principal desta dieta é fazer que essas toxinas tornem-se hidrossolúveis, para que sejam eliminadas por meio da urina, bile, suor e lágrimas”, explica Elaine de Pádua, nutricionista da Clínica DNA Nutri (SP).

 

Benefícios da dieta detox

A nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP), explica que os sintomas de um organismo intoxicado podem ser físicos e mentais, como: cansaço excessivo, insônia, dificuldade de digestão, mau funcionamento do intestino, excesso se gases, retenção de líquido, falta de concentração, dores de cabeça e dificuldade para perder peso.

A dieta detox irá te ajudar a melhorar todos esses quadros:

Ela ajuda a emagrecer: Você pode perder bastante peso através da dieta detox pelo fato de que a dieta envolve uma grande redução na quantidade de calorias ingerida durante o dia. Ou seja, você estará gastando mais energia do que consome, o que leva ao emagrecimento. É possível notar logo no início da dieta detox a perda de líquidos no corpo, que diminui o inchaço, reduz o peso do corpo e também as medidas.

Melhora o processo de digestão: O fato do método eliminar substâncias prejudiciais ainda pode contribuir para melhorar a digestão, o que refletiria em uma queima de gorduras mais eficaz e ajudaria a emagrecer.

Resultado rápido sem neuras: A dieta detox deve ser prazerosa e sem neuras, ou seja, não deve ser feita de forma radical, o foco dela é apenas montar um cardápio de alimentos saudáveis, sem fazer com que você passe fome ou sinta falta de algum nutriente. Além disso, a dieta detox apenas corta por um tempo alguns grupos de alimentos que podem intoxicar seu organismo. Devido a isso, você consegue emagrecer rapidamente, o que te dará um maior incentivo para continuar um alimentação saudável e equilibrada mesmo depois da dieta, evitando o efeito sanfona.

Estimula o consumo de alimentos saudáveis: Como na dieta detox somente os alimentos naturais, como verduras, frutas, legumes, podem ser consumidos, trata-se de um estímulo para que a pessoa aprenda a inserir mais destes alimentos no seu cotidiano.

 

Não é uma dieta radical

Muitos pensam que é uma dieta radical, mas no fim das contas, não passa de uma dieta com foco em alimentos saudáveis, onde serão deixados de lado quaisquer alimentos industrializados, ou alimentos como laticínios, leite de soja, glúten (trigo), cereais refinados, açúcar, adoçantes, corantes, conservantes, café e álcool.

Uma das várias versões sobre como surgiu a dieta detox é a de que o nutricionista americano, Stanley Burroughs, elaborou a Master Cleanse, onde era feita apenas a ingestão de chás, pimenta caiena e suco de limão.

Outra versão, mais elaborada, conta que um grupo de nutricionistas desenvolveu um programa de destoxificação para auxiliar na perda de peso por meio de métodos que não obrigassem as pessoas a comer menos, já que o propósito era apenas limpar o organismo.

É esse tipo de versão que dieta detox que você deve seguir: dietas bem balanceadas sem nenhum extremismo. Portanto, cuidado com os cardápios de dietas detox que você consegue pela internet.

Você irá encontrar por aí diversos cardápios radicais de dieta detox. Estas são dietas extremas que devem ser evitadas, pois podem mais te prejudicar do que te ajudar. Um exemplo desse tipo de cardápio é sugerir que você fique dias à base de líquidos, o que é prejudicial para a sua saúde.

Além disso, muitas dietas detox envolvem restringir o consumo de proteínas de origem animal. Ficar por longos períodos sem consumir a quantidade de proteínas necessárias pode prejudicar a formação de hormônios, regeneração de tecidos, reduzir níveis de ferro, levando à anemia. Portanto, não vá por esse caminho.

 

Por quanto tempo devo seguir uma dieta detox?

Essa é uma questão importante. Como estamos sugerindo aqui uma dieta detox sem muitas restrições, você pode fazê-la quando achar necessário dar uma desintoxicada no organismo. Talvez depois de ter abusado um pouco, por exemplo.

Seguir uma dieta detox também tem seus riscos, um deles é a restrição de gordura:

Cuidado com a falta de gorduras saudáveis: A dieta detox se resume a uma dieta com poucas calorias e gorduras, e é ai que você deve tomar cuidado.

Existem gorduras boas que são essenciais para nossa saúde. A restrição de gorduras pode levar ao comprometimento da absorção de vitaminas lipossolúveis no organismo.

Muitas dessas gorduras são encontradas através de alimentos como carnes e óleos. Como a dieta detox se baseia na ingestão de pouca gordura, você deve tomar cuidado e procurar incluir essas gorduras em sua alimentação depois de um tempo em que estiver aplicando a dieta detox.

Um dica é abusar do azeite extra virgem, e se você não vê necessidade do emagrecimento, não fuja das carnes com mais gorduras, já que essas gorduras são benéficas para o organismo.

Portanto, recomenda-se que você siga um cardápio detox por 7 dias (uma semana) a fim de eliminar as toxinas do corpo. Após a dieta, é importante que você volte a se alimentar normalmente. Ou seja, você deve voltar a ter uma alimentação saudável, sem restrições.

 

Como montar um cardápio detox?

É mais simples do que você imagina. Ele precisa conter:

  • Frutas
  • Verduras
  • Legumes orgânicos (se possível)
  • Carnes magras (peixe, frango, fígado)
  • Oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas)
  • Cereais (arroz integral, quinua, amaranto)
  • Leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico)
  • Sementes (linhaça, semente de abóbora e girassol)
  • Muito líquido (água mineral, chás, água de coco).
  • E mais: deve-se caprichar nos temperos naturais, como alho, cebola, alecrim, gengibre, curry e as ervas

Vale aquela crença popular de que devemos montar nossos pratos o mais colorido possível.

Nós separamos para vocês 3 dietas detox criadas por nutricionistas:

Para ter maior sucesso ao realizar a Dieta Detox, é muito importante a consulta com um nutricionista, pois assim você poderá montar uma dieta segura que não vai prejudicar a saúde do corpo.

O que achou? Sua opinião é muito importante para nós! Não esqueça de deixar seu comentário.

Não perca essa postagem, salve este pin:

pin

Deixe sua opinião!