Exercícios físicos e alimentação: Una o útil ao agradável

Início » Exercícios físicos e alimentação: Una o útil ao agradável | Comentários

A prática regular de exercícios físicos e uma alimentação adequada são sinônimos de qualidade de vida, e no fim das coisas, uma depende da outra para melhores resultados.

Uma boa alimentação dá ao corpo o desempenho de que ele precisa quando se pratica exercícios, e por outro lado, os exercícios acabam melhorando a habilidade do organismo de utilizar os nutrientes.

Então vou dar uma geral sobre como a alimentação influencia os exercícios e vive e versa.

 

ENERGIA – CARBOIDRATOS e LIPÍDIOS

CarboidratosÉ um pouco obvio falar isso, mas, nosso organismo necessita de energia, e a principal fonte de energia que temos é a do carboidrato. Portanto o carboidrato é importante e não podemos simplesmente tirá-los da dieta. O ideal é consumir os carboidratos complexos (produtos a base de trigo integral, batata, legumes, leite).

É legal consumir um pouco de carboidrato complexo antes e depois do exercício, assim você tem energia pra quando for praticar o exercício, e quando tiver terminado você vai precisar repor essa energia gastada pelo exercício.

A quantidade recomendada por dia é que seja em torno de 60% da sua alimentação diária.

Outro nutriente importante são os lipídeos que também tem função energética e através deles que conseguimos obter as vitaminas lipossolúveis, A,D, E e K . Sua ingestão deve estar em torno de 25-30% da alimentação diária.

 

PROTEÍNA – BENEFÍCIO AOS MÚSCULOS

proteinasEm relação aos exercícios, a proteína vai ajudar na correta contração dos músculos e na hipertrofia muscular.

São fontes de proteínas ovo, carnes, queijos, leites, iogurtes, leguminosas (feijão, lentilha)… Porém diferentemente do carboidrato, ela possui uma digestão mais lenta, então consumir a proteína próximo ao horário dos exercícios pode atrapalhar o rendimento.

Mas é um excelente pós-treino para recuperar os músculos.

Mas muito cuidado nessa hora! Essa onda de academia está fazendo com que as pessoas não pensem qual a quantidade ideal de proteína que cada um deve ingerir diariamente. Essa quantidade varia de pessoa para pessoa, e o consumo exagerado de proteína pode trazer complicações.

Antes de sair se entupindo de proteína, consulte um nutricionista.

 

ÁGUA – HIDRATAÇÃO

beber-agua

Galera, não da pra praticar nenhum tipo de exercício físico desidratado!

A água é sempre a melhor opção. Use e abuse. Tome cerca de dois litros de água por dia pra repor o que é perdido pelo suor, urina, saliva..

Quando se trata de atividade física muita gente opta pelo isotônico. Eles são realmente melhores absorvidos pelo organismo, mas não é necessário para pessoas que não fazer prática de exercícios pesados, nesse caso só a água resolve.

Eu recomendo fazer um isotônico caseiro, natural. Fica delícia e é muito melhor pra saúde.

 

Os exercícios físicos

Praticar atividade física, combinando exercício aeróbico e ginástica localizada ou musculação acelera o metabolismo, ou seja, melhora a absorção dos nutrientes pelo organismo.

Além disso, o exercício regular ajuda a transformar glicose e gordura em energia, sem a necessidade de produzir o hormônio insulina, que ajuda a engordar.  😉

Para que possamos nos beneficiar, é fundamental que a prática de exercícios ocorra regularmente

 

Tendo uma alimentação equilibrada, consumindo todos os grupos alimentares: cereais, leguminosas, verduras, legumes, frutas, carnes, leite e derivados facilmente você atinge essas recomendações e terá o que você precisa para um bom desempenho nos exercícios e uma boa saúde.

 

Aviso: Eu não sou um nutricionista, mas monto o conteúdo do post a partir de informações que obtenho através de revistas e artigos científicos. Use seu melhor julgamento para nutrir seu corpo, ou consulte um médico / personal trainer / nutricionista se você tiver perguntas específicas sobre suas necessidades dietéticas.

Tenha uma vida saudável! Melhore sua saúde!

Deixe um comentário