Glúten é veneno? A moda da dieta sem glúten

Início » Glúten é veneno? A moda da dieta sem glúten | Comentários

Há uma grande discussão sobre o glúten fazer bem ou mal pra saúde.

Muitos dizem que faz mal, e simplesmente o cortam da dieta, sem saber exatamente porque disso.

A MODA DAS DIETAS E A ERA EM QUE TUDO FAZ MAL

Eu, como também tinha minhas dúvidas, dei uma boa pesquisada no assunto e pude tirar algumas conclusões. Mas primeiro, vamos entender o que é o glúten.

 

O que é o glúten?

O glúten é uma proteína presente no trigo, nas farinhas de modo geral e em uma série de alimentos que a gente ingere todos os dias.

Glúten é veneno? A moda da dieta sem glúten - Grão de trigo foto

O glúten é a combinação de dois grupos de proteínas: a gliadina e a glutenina, encontradas dentro de grãos de trigo, cevada e centeio – mais precisamente no endosperma, a reserva nutritiva do embrião da planta. Essas proteínas se juntam quando adicionamos água à farinha de trigo, formando o glúten.

O glúten tem a função de deixar a massa mais elástica para ser trabalhada e, ao mesmo tempo, resistente para não arrebentar quando esticada.

 

Pessoas celíacas – doença do glúten

Glúten é veneno? A moda da dieta sem glúten - Doença celíaca foto

Comprovadamente, o glúten faz mal apenas em pessoas que tem doença celíaca ou sensibilidade não celíaca.

A doença celíaca é um processo inflamatório crônico que afeta o sistema autoimune do organismo e que ocorre em indivíduos geneticamente predispostos. Ela pode manifestar em qualquer fase da vida, com ou sem apresentação de sintomas.

Quando o glúten chega no intestino das pessoas com a doença, elas disparam uma resposta imunológica contra o glúten. Elas reagem contra presença daquela proteína estranha e com isso você tem alterações intestinais importantes.

Glúten é veneno? A moda da dieta sem glúten - Sintomas foto

Sintomas

São pessoas que toda vez que comem glúten ficam com cólicas, cheias de gases, tem episódios de diarreia de repetição (isso acontece em crianças e em adultos) e as vezes pode até lesões de pele, grandes manchas escuras na pele que ninguém o que é.

SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA E A SENSIBILIDADE CELÍACA

O glúten não só causa o mal estar nos portadores dessa doença, como também ele pode atrasar o desenvolvimento das crianças. Uma criança pequena com diarreia o tempo todo não consegue absorver os nutrientes que são necessários corretamente.

Além disso pode causar também problemas como baixa estatura, osteoporose, anemia, atraso puberal, entre outros.

Sensibilidade ao glúten não celíaca

Na sensibilidade ao glúten não celíaca ( SGNC ), o contato com a substância não leva a danos específicos no intestino delgado. Contudo, os sintomas gastrointestinais assemelham-se aos associados à doença celíaca.

Esta é uma doença bem caracterizada na medicina, e o diagnóstico nem sempre é fácil. Essas pessoas muitas vezes carregam os sintomas por muito tempo até que encontre no médico que desconfie e que peça os exames necessários para confirmar a doença do glúten.

 

A moda da dieta sem glúten

Glúten é veneno? A moda da dieta sem glúten - Dietas sem glúten foto

Surgiu uma moda recentemente onde se diz para evitar o glúten de qualquer maneira, o colocando como “veneno”, por que ele seria responsável por casos não de doença celíaca, mas por casos subclínicos, por casos mais leves de alterações intestinais.

Quem é que tem o intestino perfeito, que funciona da mesma forma todos os dias não? Fica fácil você atribuir uma causa como essa.

O mito de que glúten engorda

As pessoas que tiraram o glúten da dieta descobriram que fazendo isso, emagreciam. Com isso a moda ganhou mais força, especialmente entre as mulheres.

Porque emagrece tirar o glúten da dieta? Porque tirando o glúten, você tira todos os farináceos da dieta, e com isso você tem uma dieta com menos carboidratos, com valores calóricos mais baixos, e é isso que emagrece.

Ou seja, o glúten não engorda, o carboidrato presente nos alimentos com glúten, sim.

 

Glúten é veneno: mito ou verdade?

Glúten é veneno? A moda da dieta sem glúten - Mito foto

A difusão do boato de que o glúten é um veneno é bem grande na internet, até mesmo médicos aderiram a ideia.

O principal benefício de retirar o glúten da alimentação é a exclusão de alimentos industrializados e calóricos da dieta, como bolachas recheadas, pizzas e bolos.

Mesmo as pessoas que não têm intolerância ao glúten passam a sentir-se melhor porque começam a fazer uma alimentação mais saudável, o que melhora o funcionamento do intestino e do organismo.

Mas e aí? É mito ou verdade?

O glúten em si não é uma proteína que faz mal, apenas para celíacos. Existem estudos que indicam que seu uso indiscriminado causa inflamação no organismo, mas não há nada realmente comprovado.

 

Conclusão

Glúten é veneno? A moda da dieta sem glúten - Trigo integral foto

A nutricionista Maíra Maíra Barreto Malta, da UNESP, afirma que o glúten não faz mal para pessoas sem a doença celíaca, pois pessoas “não doentes” não sofrem as reações químicas que danificam o intestino.

Ou seja, quem deve parar de comer glúten são aqueles que tem a doença celíaca, a doença do glúten.

Para essas pessoas o glúten pode se tornar um problema muito sério. O diagnóstico da doença ou sensibilidade é extremamente importante para evitar outros tipos de problemas.

Para os que tem sensibilidade não celíaca, o corte do glúten na dieta irá tirar os “desconfortos” causados quando consomem a proteína.

Caso contrário, o glúten em si, não faz mal, apenas se você o consome indiscriminadamente! Mas isso acontece com qualquer alimento. Exageros são péssimos pra saúde.

Na realidade, se você cortar o glúten completamente, você corre o risco de prejudicar o seu intestino, pois muitas vezes, sem perceber, as pessoas trocam alimentos com trigo por alimentos ricos em amido (como tapioca, polvilho) que não possuem fibras e prendem o intestino.

Neste caso, cortar completamente o trigo é besteira, diminua o consumo e coma apenas alimentos com trigo integral, que são mais ricos em fibras e nutrientes.

Veja aqui: Bela Gil explica os efeitos negativos da dieta sem glúten para o intestino

Por fim, comer bem e com equilíbrio é a chave para a saúde. Se você não for celíaco, você poderá consumir de vez em quando alimentos com glúten, isso não te fará mal.

Deixe um comentário