Lentilha: rica em proteínas, fortalece sistema imunológico, diminui colesterol

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Eu não sei vocês, mas eu praticamente cresci comendo quase todos os dias, arroz e feijão.

É uma delícia, sempre achei, mas eu gosto de dar uma variada no cardápio e foi aí que eu introduzi a lentilha na minha alimentação.

Além de substituir um pouco o feijão, ela possui propriedades ótimas para o organismo!

“Lentilha ajuda a fortalecer sistema imunológico e diminui colesterol. Alimento também previne anemia e é ótima opção para quem está de dieta. Dr. Durval Ribas”

 

A lentilha, assim como feijão, soja, grão de bico, faz parte das leguminosas.

Essa semente é repleta de nutrientes, como os carboidratos complexos que ajudam na diminuição do açúcar no sangue, fibras, ácido fólico, vitamina B6, magnésio, ferro e triptofano (aminoácido essencial).

 

Fibras: Ajudam a diminuir o colesterol, o funcionamento do intestino e sensação de saciedade

Graças aos 25% de fibras solúveis presentes na lentilha (esse tipo de fibra tem a capacidade de se misturar na água, formando uma espécie de gel), ela ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) do organismo.

Além disso, a fibra também contribui para o trânsito intestinal e aumenta a sensação de saciedade.

 

Ferro: Combate a anemia

Uma porção de um copo de lentilhas possui mais da metade da necessidade diária de ferro de uma pessoa.

 

Magnésio: ajuda na saúde do coração

O alto teor de magnésio na lentilha contribui para a saúde do sistema cardiovascular.

 

Ótima fonte de proteína

30% das calorias presentes na lentilha vem da proteína. Entre as proteínas podemos destacar os aminoácidos essenciais isoleucina e lisina.

  • Isoleucina: usado para energia pelo tecido muscular, usado para prevenir perda muscular em pessoas debilitadas, essencial na formação de hemoglobina. Um dos aas da cadeia BCAA.
  • Leucina: usado como fonte de energia, ajuda a reduzir a queda de proteína muscular, modula o subir dos percussores neuro-transmissor pelo cérebro assim como soltar das encefálicas, que impedem a passagem dos sinais de dor para o sistema nervoso, promove cicatrização da pele e ossos quebrados. Também faz parte dos BCAAs.
  • Arginina: Fortalece o sistema imunológico

A arginina induz a ação das células de defesa do organismo, fortalecendo o sistema imunológico.

lentilha

Como preparar

Bom galera, colocar bacon é gostoso, mas não é saudável.

Alho, sal, cebola são suficientes para temperar. Eu gosto de acrescentar folha de louro.

Ela pode ser servida com arroz, ou até mesmo como sopa.

Importante: Mas é importante ressaltar que as lentilhas são deficientes em metionina e cisteína, e, por isso, devem ser ingeridas com cereais e legumes para completar a porção de proteínas necessárias ao corpo.

 

Aviso: Eu não sou um nutricionista, mas monto o conteúdo do post a partir de informações que obtenho através de revistas e artigos científicos. Use seu melhor julgamento para nutrir seu corpo, ou consulte um médico / personal trainer / nutricionista se você tiver perguntas específicas sobre suas necessidades dietéticas.

 

Tenha uma vida saudável! Melhore sua saúde e qualidade de vida!

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