O óleo de peixe ganhou muita fama graças a sua enorme lista de benefícios para a saúde geral do corpo.

O poder do óleo de peixe é atribuído devido à presença do ômega 3, um ácido graxo (ou ácido gordo) essencial para nós já que não pode ser sintetizado pelo corpo e deve ser consumidos sob a forma de gordura.

O ômega 3 pode ser encontrado em diversas fontes de alimento sendo o peixe a principal, e os benefícios provenientes do mesmo se dão em razão da presença dos ácidos DHA (ácido docosahexaenoico) e o EPA (ácido eicosapentaenoico) em sua composição.

oleo de peixe omega 3 foto

Sabe-se que o EPA esta mais ligado à saúde cardiovascular, enquanto o DHA à saúde cerebral e neurológica, entretanto juntos estes ácidos graxos atuam para a manutenção geral da saúde.

Apesar de ainda haver estudos em andamento para conhecer mais especificamente as particularidades e funções de cada um desses ácidos graxos, já é comprovada que sua ação conjunta auxilia no processo anti-inflamatório, antiarrítmico e antitrombogênico no nosso corpo.

Tenha um estilo de vida saudável, inscreva-se para receber as novidades do blog


 

Os principais benefícios do óleo de peixe

Agora que você entendeu um pouco melhor o que é o óleo de peixe, vamos apontar quais são os principais benefícios conhecidos do óleo de peixe para a saúde

1. Saúde do coração

Beneficios oleo de peixe - Coracao foto

Melhora a saúde do sistema cardiovascular pois reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, além de fortalecer o músculo do coração, contribuindo para que a circulação sanguínea seja mais eficiente.

Estudos também mostram que o óleo de peixe impede a acumulação de triglicéridos e reduz ainda mais o nível de triglicéridos em excesso.

Portanto o óleo de peixe é útil no tratamento de vários problemas de coração, tais como acidente vascular cerebral, doença cardíaca coronária e aterosclerose.

Ótima notícia para pacientes diabéticos que, por serem propensos a doenças cardiovasculares, podem fazer bom uso do óleo de peixe.

 

 

2. Auxilia no emagrecimento

Beneficios oleo de peixe - Perder Peso - Emagrecimento foto

Já mencionamos aqui alguns óleos emagrecedores, excelentes para dar uma acelerada da perda de peso, e entre eles está o óleo de peixe.

Uma pesquisa realizada na Universidade do Sul da Austrália pelo Professor Peter Howe mostra que a eficácia do exercício na tentativa de reduzir o peso é maior quando a pessoa combina os exercícios com o consumo regular de óleo de peixe.

 

3. Melhora o sistema imunológico

Beneficios oleo de peixe - Fortalece o sistema imunológico foto

Ainda há muitos estudos acerca desta questão, porém acredita-se que o ômega-3 presentes no óleo de peixe reforça o sistema imunológico, permitindo assim que você resista a ocorrência de doenças comuns como tosses, resfriados e gripes.

Estudos também têm mostrado que o óleo de peixe ajuda na redução associada a fadiga, febre e erupções cutâneas.

 

4. Anti-inflamatório

Beneficios oleo de peixe - Antiinflamatorio foto

O óleo de peixe é eficaz na redução da inflamação no sangue e tecidos se consumido de forma regular.

Portanto, ele é útil para pessoas que sofrem de doenças inflamatórias crônicas, além de ser eficaz no tratamento de distúrbios típicos do intestino como os distúrbios gastrointestinais, doença celíaca, doença inflamatória do intestino (IBD) e síndrome do intestino curto.

Pesquisas feitas como parte do programa científico da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular (ASBMB) conduzidas pelo Dr. William L. Smith em 2006 constataram que o óleo de peixe reduziu significativamente a produção e os efeitos de várias prostaglandinas, que são elementos naturais similares a hormônios que podem aumentar a inflamação e a trombose em indivíduos.

 

5. Melhora nos quadros de depressão e ansiedade

Beneficios oleo de peixe - Depressao e ansiedade foto

O tecido cerebral é rico em ácidos graxos ômega 3, que são gorduras essenciais para o bom crescimento, desenvolvimento e função de todo o tecido cerebral.

Um cérebro saudável é um cérebro bem nutrido com ômega 3, com isso é possível minimizar e até mesmo de evitar certos desequilíbrios químicos que favorecem o surgimento de transtornos da mente.

Devido à presença de ácidos graxos ômega 3, o óleo de peixe tem sido utilizado para aliviar a depressão, ansiedade, tristeza, fadiga mental, inquietação, diminuição do desejo sexual, estresse, tendências suicidas e outros distúrbios do sistema nervoso.

 

6. Saúde dos olhos

Beneficios oleo de peixe - Saude Olhos foto

Quando se trata da saúde dos olho, o ômega 3 é essencial.

Ele ajuda a evitar a degeneração celular desses órgãos e ainda evita a chamada “Síndrome do olho seco”.

Esses benefícios são ainda mais importantes quando estamos lidando com pessoas acima de 50 anos.

 

7. Saúde da pele, unhas e cabelos

Beneficios oleo de peixe - Pele foto

O ômega 3 presente no óleo de peixe estimula a produção de colágeno, deixando a pele, unhas e cabelos mais bonitos e fortes.

Basicamente, suas propriedades anti-inflamatórias permitem diminuir a inflamação celular em todas as camadas da pele, hidratando a pele de dentro para fora, desta forma o óleo de peixe auxilia no tratamento e na prevenção de doenças de pele como psoríase, acne e alergias, além de diminuir e vermelhidão e reabastecer os lipídios da pele.

O ômega 3 ajuda muito a ativar a circulação sanguínea inadequada no couro cabeludo, sendo capaz de lutar contra problemas de cabelos quebradiços e secos.

A ingestão de ômega 3, apesar de não ser ainda um fato comprovado, também está associada ao risco reduzido de câncer de pele, pois sua ingestão mantém a imunidade alta mesmo após exposição aos raios UV.

 

8. Melhora a aprendizagem e a memória

Beneficios oleo de peixe - Melhora a memoria foto

O ômega 3 participa no ajuste fino da atuação das milhões de membranas existentes em cada célula do corpo, de modo a otimizar o funcionamento daquela célula, e uma das beneficiadas é o neurônio, uma célula nervosa que forma o tecido nervoso.

Portanto, como dissemos anteriormente, em cérebro saudável é um cérebro bem nutrido com ômega 3, sendo este capaz de melhor a memória e ajudando a acelerar as respostas cerebrais, fazendo com que seja possível aprender mais rapidamente.

Embora não seja regra, muitas vezes a deficiência deste nutriente pode estar relacionada a problemas de atenção e aprendizagem.

 

Como consumir óleo de peixe

Ele é encontrado naturalmente na carne dos peixes, porém, pode ser também sintetizado em cápsulas.

O óleo pode ser consumido através da alimentação (como salmão, arenque, sardinha, atum) e também através de cápsulas.

Estudos comprovam que para manter o equilíbrio metabólico, é aconselhável a todo ser humano o consumo diário de 250 mg de Ômega 3.

  • Na alimentação: O ideal é procurar consumir peixe, em torno de 2 a 3 porções por semana para que estes efeitos benéficos sejam atingidos.
  • Em cápsulas: Normalmente se tomam 2 cápsulas ao dia, ates das principais refeições.

Ao escolher um suplemento de Ômega 3, busque por uma empresa idônea, responsável e transparente e atente-se sempre ao rótulo!

Cuidado ao optar por um produto barato e de baixa concentração de EPA e DHA, pois para fazer efeito terá de usar uma quantidade maior (além de correr o risco de contaminação por metais pesados e pesticidas) e seu preço ficará mais caro do que um outro produto com maior concentração, que proporciona o efeito desejado com um número menor de cápsulas.

Lembre-se: Sem exageros! O consumo exagerado do óleo pode causar complicações como diarreia, vômito e cólicas abdominais.

Você já conhecia os benefícios do óleo de peixe e do ômega 3 para a sua saúde?

Sua opinião é muito importante para nós. Não se esqueça de deixar sue comentário!

COMPARTILHAR

Deixe sua opinião