Fuja do sedentarismo

O sedentarismo bate à nossa porta e quando deixamos entrar, ele se apodera.

É incrível como é difícil fujir desta condição, e eu posso fazer essa afirmação com categoria, porque eu trabalho na frente do computador, e por mais que nós escutemos por aí o que fazer e o que não fazer em relação ao sedentarismo, tão presente em nossas vidas, acabamos por não mudar nada em nossa rotina devido à dificuldade que isso geraria.

Eu vivo dizendo a mim mesma para me levantar de uma em uma hora. Mas pra fazer o que? Eu levanto e faço o que? Ando de um lado para o outro?

Quem trabalha em escritório então, que o diga! Sentado o dia inteiro…

Pois é, é necessário um grande esforço no começo, pois se trata de mudança de hábitos. E não é qualquer mudança, é uma mudança de gera esforço.

 

Um start para começar a se mexer mais

A resposta está na forma de pensar e na preguiça que adquirimos com o tempo.

Como eu comento em outro post, é só pensar: Quando você esta no metrô, você sobe as escadas ou prefere se enfiar naquele emaranhado de gente brigando pra subir as escadas rolantes? Você vai à pé até a padaria que fica a 100 metros da sua casa ou vai de carro? Você pega o elevador para ir ao primeiro andar ? Você se lembra a última vez que sair para dar uma volta para espairecer? Você atravessa a rua para pegar uma pizza na pizzaria ou pede por telefone? Pois é, tem dessas sim.

Você só precisa tomar atitudes diferentes

Galera, vamos andar mais, escolher caminhos menos preguiçosos!

 

  • Saia da frente da TV: Chega de ficar enfiado na frente da televisão o dia inteiro, saia um pouco. E se for ficar enfiado na frente da TV, coloca uma esteira na frente dela, uma bike (porque não?).

 

  • Cuidado ao trabalhar sentado: Trabalhar sentado é horrível, acaba com a coluna. Levante diversas vezes para tomar uma água, ir ao banheiro. Dar uma esticada. Não tenha vergonha de dar uma alongada.
    As vezes eu coloco o notebook em algum lugar mais alto e trabalho um pouco em pé. Quem tem mesa que regula altura também pode tentar algo parecido.

 

  • Faça pausas para dar uma esticada: Eu sempre faço pausas para comer um lanchinho, é uma ótima desculpa para dar uma esticada. Coma esses lanchinhos em pé.
    Eu coloquei uma barra no meu quarto e de vez eu quanto eu faço umas puxadas, uns abdominais entre essas pequenas pausas. É comum também eu me alongar para dar uma relaxada.

 

  • O sedentarismo está nas pequenas coisas: Se for pegar o ônibus e sua parada é em 10, 15 minutos, fique de pé e deixe o assento para alguém que vai ter uma viagem mais longa.

 

  • Faça alguma atividade, nem que seja meia hora por dia, 2 vezes por semana.

 

  • Chame um amigo para fazer atividade física com você, sempre ajuda, um estimula o outro e um cobra o outro.

 

  • Saia pra dar uma caminhada, espairecer, pra acalmar a mente.

 

E é isso ai, simplesmente, fuja da preguiça!

Curtiram? Espero que eu tenha dados boas dicas e um incentivo para mudar certos hábitos.

Tenha uma vida saudável! Melhore sua saúde!

Deixe sua opinião