Solidão

Início » Solidão | Comentários

Ficar sozinho é uma condição pela qual não podemos escapar de tempos em tempos.

Acredito que cada um tenha um nível suportável de solidão. Muitas pessoas simplesmente não conseguem ficar sozinhas de forma alguma.

Considerando meu caso, posso dizer que me acho por si só, uma pessoa mais solitária. Com poucos amigos, deposito meu afeto e carinho em pouquíssimas pessoas.

A solidão faz com que eu me sinta “livre das amarras convencionais”, podendo notar as coisas com outros olhos.

O tempo todo vemos pessoas se preocupando com problemas fúteis a nossa volta, pessoas mergulhadas em seu egoísmo, pessoas desesperadas por atenção e afeto, pessoas vivendo no mundinho delas sem notar o que se passa ao redor.

Quando você aceita a solidão você se afasta dessas pessoas. Uma solidão saudável te faz querer ter por perto apenas os que lhe importam, apenas quem você ama.

Quando você aceita a solidão você entende o quão complexo é o ser humano, e mesmo em sua complexidade, você percebe o quão simples são as soluções de diversos problemas. E quando você tem uma melhor compreensão sobre as pessoas, você passa a ignorá-las ainda mais, ou amá-las ainda mais.

Quando você aceita a solidão você também não consegue evitar a autocritica, e você cava fundo para enxergar todas as verdades de seu ser, sejam elas boas ou ruins.

Você verá todas as suas qualidades, tudo o que conquistou e todo o bem que tem feito. O sentimento de orgulho é sadio e nos fortalece.

Mas você também verá todos os seus defeitos, todas as coisas erradas que fez, ou que faz. E na vida, não há dificuldade maior do que admitir os próprios erros. Nesta etapa, se você tem o mínimo de consciência, você perceberá que se trata de um processo torturante.

Mas por fim, verá também que o que te definirá como pessoa é como você se aceita e como que você lida com quem você é. Em outras palavras, você terá que decidir se quer aprender com seus erros, se você esta disposto a mudar, a evoluir.

A solidão pode ser amiga. Te trazer momentos de paz, de criatividade, de inspiração!

A solidão pode te dar uma chance de tomar melhores decisões.

Com o tempo aprendi a amar a solidão, ela é a minha liberdade. Mas não é a base do meu ser. Minha base está em minha família, nas pessoas com quem me importo, e por isso a solidão se torna tão suportável, tão gostosa de presenciar.

Afinal, os momentos de solidão são melhores apreciados quando você sabe que não está sozinho de fato.

Solidão: um lugar bom de visitar uma vez ou outra, mas ruim de adotar como morada. – Josh Billings

Mas e você… Qual o seu nível suportável de solidão?

2 comentários em “Solidão”

  1. Olá Gostaria de parabenizar pelo belo texto e tudo que escreveu é verdade, trabalho viajando pela europa e quando fico sozinho é atordoante e Ótimo ao mesmo tempo, pois vejo melhor quem eu sou e o que faco. Parabéns pelo lindo texto.

    Responder

Deixe um comentário