Saiba tudo sobre o famoso TRX – Benefícios e pra que serve

Um treino no TRX pode queimar mais de 700 calorias!!! Mas seus benefícios vão muito além disso!

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TRX - Benefícios e pra que serve - Fitness Lifestyle foto

Afinal, o que é o TRX? Quais são os benefícios do TRX?

TRX é uma sigla para Total-body Resistence Exercise, o que “significa exercício de resistência para o corpo inteiro”.

É um equipamento prático composto por duas tiras (fitas de suspensão), que te permite fazer treinos de suspensão utilizando o peso do corpo.

TRX - Benefícios e pra que serve - Fitness Lifestyle foto
TRX – original

 

Uma das maiores vantagens do TRX é que ele pode ser utilizado em qualquer lugar.

Deste modo, você não fica limitado às academias para praticar os exercícios, você pode praticar em casa e ao ar livre, por exemplo.

Você pode prender seu TRX no teto, numa porta fechada, ou até mesmo em uma árvore – o importante é garantir que ele esteja preso em um ponto alto que aguente tranquilamente seu peso e que tenha espaço livre suficiente para a prática de exercícios.

Basicamente, é um equipamento de fácil instalação e que te permite mais de 300 exercícios para o corpo inteiro, garatindo o máximo de desempenho para seu corpo.

 

Benefícios do TRX

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1. Cabe na bolsa – O TRX é um equipamento prático que pode ser facilmente armazenado e transportado.

2. Melhora coordenação motora e equilíbrio – Por se tratar de um equipamento suspenso, você trabalha constantemente seu equilíbrio e coordenação motora.

3. Melhor desempenho e funcionalidade – O equipamento proporciona resultados extremamente satisfatórios, seja para complementar o treino de ganho de massa muscular ou para um treino de definição muscular.

Sem contar que você nunca irá trabalhar apenas um músculo. Na prática, mesmo fazendo um exercício direcionado para glúteos, por exemplo, outras regiões do corpo acabam sendo ativadas, principalmente o abdômen, que precisa estar sempre contraído para manter o equilíbrio.

4. É barato – Por ser um equipamento simples, definitivamente é muito mais barato do que qualquer máquina.

O valor pode variar de 100 a 300 reais – varia de acordo com a marca e acessórios.

5. Core forte – todos os exercícios executados com o TRX tem como base os músculos do núcleo (core), ou seja, tem como base os abdominais infra, supra, oblíquos e transversos, lombares, entre outros.

Desta forma, os músculos abdominais estão sempre sendo trabalhados, resultando em um core forte.

6. Melhora a postura – A melhora postural pode ser sentida em duas ou três semanas de exercícios – melhorando até mesmo dores nas costas – isso ocorre pelas mesmas razões do item 5.

7. Emagrece – Por ser um treino que trabalha vários músculos ao mesmo tempo, O TRX acaba aumentando a frequência cardíaca e os resultados na balança são visíveis. O ideal é combinar séries alternadas com, pelo menos, 15 repetições a um ritmo intenso.

Um treino de 45 minutos no TRX pode eliminar até 450 calorias.

8. Melhora a flexibilidade – O TRX também pode ser utilizado para fazer alongamentos e melhorar a flexibilidade.

 

Exemplos de exercícios no treinamento suspenso

Exemplos de exercícios - TRX - Benefícios e pra que serve - Fitness Lifestyle foto
Exemplos de exercícios no TRX

 

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Curiosidade – Como surgiu o TRX

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No fim do século XXI, os fuzileiros navais da marinha norte-americana viram a necessidade de manter a prática de exercícios mesmo em locais inóspitos.

Para tanto, usaram o que tinham à mão, desde faixas de quimono até elásticos, nascendo então o treinamento suspenso.

De volta aos Estados Unidos, um ex-comandante investiu na técnica e se juntou a especialistas, que o ajudaram a desenvolver o TRX que conhecemos hoje.

Conforme o professor Paulo Behar, existem mais de 300 exercícios catalogados.

 

Quem pode usar o TRX?

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Não há contraindicações para o uso do TRX.

Porém, se você possui alguma lesão na coluna, verifique com seu médico se um treinamento suspenso é indicado para seu caso e se há alguma restrição de movimento.

A lista dos adeptos do treinamento que usa as fitas é grande e vai desde atletas de ponta, como o nadador americano Michael Phelps e a tenista Maria Sharapova, até musas como a top Izabel Goulart, a atriz Juliana Paes e a modelo Bar Refaeli.

Famosas - TRX - Benefícios e pra que serve - Fitness Lifestyle foto
Famosas que fazem exercícios no TRX

 

Dicas

Para que o treinamento suspenso seja realmente eficiente, você precisa executar os exercícios de forma correta.

Portanto, vamos lhe dar algumas dicas pra te ajudar a realizar os treinos da melhor forma possível.

Lembrando que um profissional qualificado poderá lhe orientar melhor de acordo com seu preparo físico.

  • O começo realmente é difícil. Não se fruste logo no início, aos poucos você vai ganhando força e resistência.
  • Realize os exercícios de forma paciente para que você sinta os efeitos sobre o seu corpo.
  • Por ser um treino de alta intensidade, mantenha-se sempre hidratado e reponha os nutrientes após o treino.
  • Em caso de desconfortos ou dores, pare imediatamente o treino a fim de evitar lesões com consequências maiores.
  • Você pode praticar o treinamento suspenso junto com atividades cardiorrespiratórias, deste modo você intensifica o processo de emagrecimento e traz ainda mais melhorias para sua saúde.

 

O que achou? Você já conhecia o TRX? Não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários!

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